A Campanha da Fraternidade será incluída no Calendário Oficial do Município de Diadema e por isso, será realizada anualmente uma sessão solene alusiva à ação, preferencialmente na quarta-feira de cinzas. A lei, de autoria do vereador Orlando Vitoriano (PT), foi aprovada nesta quarta-feira, 20 de abril.

A Campanha da Fraternidade será incluída no Calendário Oficial do Município de Diadema e por isso, será realizada anualmente uma sessão solene alusiva à ação, preferencialmente na quarta-feira de cinzas. A lei, de autoria do vereador Orlando Vitoriano (PT), foi aprovada nesta quarta-feira, 20 de abril.

A Campanha da Fraternidade municipal tem por objetivo estimular atividades de promoção, proteção e apoio ao tema proposto para o ano. Também apoiar e conscientizar os munícipes sobre a importância da Campanha, para que exerçam devidamente o seu papel na sociedade; sensibilizar todos os setores da sociedade para que se empenhem em favor da solidariedade e fraternidade e ainda orientar o educando, o jovem e o cidadão quanto ao papel de cada um dentro do tema proposto.

De acordo com a nova lei, durante a Campanha da Fraternidade em Diadema, poderão ser realizadas audiências públicas, programas ecumênicos em conjunto com grupos e entidades, independente de ideologia, sistema político organização social ou credo religioso.

Em 2022, o tema da Campanha da Fraternidade foi “Fala com sabedoria, ensina com amor: Fraternidade e Educação”. “É com o espírito de amor ao próximo que se pode realizar uma campanha da fraternidade em nossa cidade”, disse Orlando Vitoriano. “Precisamos renovar esse sentimento a cada ano para termos uma sociedade mais humana e justa”, completou.

Histórico

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal (RN), como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus.

A Campanha da Fraternidade tem como objetivos permanentes despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).


Orlando Vitoriano

Orlando Vitoriano é um advogado popular, pai, nordestino, católico e o vereador mais votado em Diadema.

A Campanha da Fraternidade tem como objetivos permanentes despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;