‘’Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.’’ João 15:13

Orlando com suas filhas e toda a equipe de liturgia.

Orlando, veio de uma família religiosa, onde cresceu e continuou sua vida na igreja, em sua juventude permaneceu presente e atuante, por anos fez parte de pastorais operárias e pastorais da pastoral da juventude.

Que são pastorais que tem como objetivo e missão, levando em sua caminhada o serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Atuando no seio da classe trabalhadora com o objetivo de evangelização e reflexão sobre a vida dos trabalhadores e trabalhadoras à luz da Igreja Católica, mas principalmente seguir os ensinamentos de Cristo, com humildade, dedicação e amor. 

Essas três palavras definem bem a caminhada do Orlando dentro da sua vocação, atualmente é Ministro da Eucaristia e da Palavra na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, e carrega em sua essência o serviço ao próximo. Também foi catequista de adolescentes e atuou na pastoral da juventude onde até hoje possui um carinho e admiração.

Sempre que pode, não mede esforços para ajudar e acompanhar os jovens da paróquia.

Orlando celebrando a Eucaristia, na Capela São José

Seus ensinamentos e palavras tocam o coração da comunidade em suas celebrações, o jeito brincalhão e descontraído faz com que o evangelho seja compreendido com leveza. Por onde passa, conquista as pessoas ao seu redor com simplicidade e alegria. 

 

 

Nos momentos mais festivos da igreja, é onde o sangue nordestino fala mais alto, acostumado a conviver em família, partilhando, nas quermesses, festivais, festas de Nossa Senhora e entre outros, se faz presente a vontade de servir e alegrar a comunidade da cidade onde mora. 

 

Por fim, Orlando é conhecido por ajudar quem precisa dentro e fora da comunidade religiosa, esse é o seu maior propósito: ajudar os mais necessitados. 

Orlando Vitoriano, Padre Clayton e a pastoral de Ministros Extraordinários, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.

Sua vida na Igreja, é resumida nessas fotos, mas os que frequentam e convivem sabe da grandiosidade da sua caminhada, sempre com compromisso e responsabilidade, dando seu ”sim” diário, para sua vocação. 


Orlando Vitoriano

Orlando Vitoriano é um advogado popular, pai, nordestino, católico e o vereador mais votado em Diadema.